Fumaça Preta
 
Porque não é muito inteligente queimar pneus ou ônibus

um artigo de Norbert Suchanek, Rio de Janeiro
 
O dia 28 de abril de 2017, foi o dia da fumaça preta. No Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, São Luiz e várias outras cidades brasileiras, manifestantes e black blocs do evento chamado "Greve Geral" queimaram dezenas de pneus e vários ônibus inteiros e colocaram ruas e bairros em nuvens de fumaça preta. Isto foi um ato não somente contra a saúde das populações dos lugares afetados, mas também contra os próprios manifestantes. O resultado desta orgia de chamas pode ser fatal para as pessoas que involuntariamente inalaram este ar pesado da fumaça preta.
 
Pneus não são fabricados apenas com borracha natural dos seringueiros do Acre. Eles são um produto industrial bastante complexo e contém um verdadeiro cocktail de químicos: vários tipos de borracha natural e borracha sintética à base de petróleo, o elemento químico negro de fumo, poliéster e nylon, fios de aço, óxido de zinco e ácido esteárico, enxofre e vários antidegradantes, aceleradores e retardadores. Concretamente um pneu comum contem 27% borracha sintética, 14% borracha natural, 28 % negro de fumo, 17 % de derivados de petróleo e produtos químicos, 10 % aço e 4 % têxtil, que também são produtos químicos.
 
Por isto, quando se queima um pneu vários gases tóxicos são liberados e tantos outros nascem das chamas, como por exemplo: monóxido de carbono, ácido benzeno, óxido de enxofre, oxidos de metais pesados, furanos e várias dioxinas.

Especialmente as dioxinas e furanos são substâncias perigosíssimas, porque elas são teratógenas (causam má formação fetal), mutagênicas (causam mutações genéticas) e carcinogênicas (causam vários tipos de câncer no corpo). Sem dúvida, as dioxinas estão no top da lista das químicas mais tóxicas da humanidade e podem criar deformações embrionárias horríveis. A dioxina TCDD, por exemplo, é conhecida como a grande vilã dentro do famoso agrotóxico chamado Agente Laranja  (Agent Orange), usado pelos Estados Unidos na guerra do Vietnã, que criou sofrimento inexplicável aos milhões de vietnamitas afetados.
 
"Para que tenhamos uma ideia: a queima de pneus a céu aberto é 13 mil vezes mais mutagênica que a queima de carvão", escreveu o Deputado Marcos Mullerem, em 2016, na justificativa do seu projeto de lei Nº 2176/2016 para proibir a queima de pneus. E a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Maria Faria Veloso, disse: "Se queimado, o produto (pneu) libera componentes químicos pesados e poluentes classificados pelas organizações internacionais como os mais tóxicos já produzidos pelo homem. Esses elementos não são degradados nem pela atmosfera, nem pelo corpo humano, que desenvolve doenças como o câncer e a infertilidade."
 
Uma substância altamente perigosa da fumaça dos pneus também é o benzeno. "Há relação causal comprovada entre exposição ao benzeno e ocorrência de todos os tipos de Leucemia", disse Danilo Costa, médico da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo na sua publicação “A luta contra a intoxicação pelo Benzeno no Brasil”.
 
Em conjunto, qualquer pessoa que esteja inalando a fumaça tóxica dos pneus queimados pode ter alergia respiratória, como rinite, tosses e espirros. Mais vulneráveis são ainda crianças, idosos, grávidas e asmáticos. “As pessoas nem imaginam o quanto é tóxico à saúde. Quem tem tendência à insuficiência respiratória fica mais suscetível a ter infecções, a exemplo de gripes, viroses e até a pneumonia”, alerta a pneumologista Fátima Alécio.

Mas dentro deste cocktail de tóxicos da fumaça preta da queima de pneus ou de transportes coletivos cheio de produtos plásticos, tem uma substância ainda mais perigosa e mortal. Um veneno extraordinário chamado cianureto de hidrogênio ou ácido cianídrico ou ácido prússico. Este gás cianídrico é um verdadeiro assassino e já causou o morte de milhares de vítimas envolvidas em incêndios com produtos plásticos. Este tóxico também é a base de um gás conhecido como Zyklon B (Ciclone B) produzido pela empresa alemã "Degussa AG" e usado nas "câmaras de gás" dos campos de extermínio do regime do Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.

Por isto: Queimar pneus ou ônibus para bloquear ruas ou para mostrar presença não é uma boa ideia, é uma violência contra o meu ambiente, contra o povo brasileiro - e para o próprio manifestante é uma forma de suicídio mais ou menos lento e doloroso.


Davi contra Golias - A Baía de Guanabara grita SOS

Menos de 30 dias antes da Olimpíada do Rio, a Baía de Guanabara e os seus últimos pescadores gritam SOS. Com participação de jornalistas do Rio e de outros países, a barqueata dos pescadores da Baía de Guanabara, no domingo 3 de julho, mostrou isto com toda a clareza. Os representantes de várias colônias de pescadores presentes com seus barcos no evento organizado pelo ambientalista Sérgio Ricardo da Baía Viva, pelo Fórum de Pescadores e Amigos do Mar e pela Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga, se sentem abandonados e desrespeitados pelo estado e suas autoridades.

"A única coisa que eu não perdi foi a minha dignidade", disse o pescador Geraldão, 62 anos da Colônia Z-10dos pescadores da Ilha do Governador. No passado, sua rede de pesca estava cheia de peixes, hoje a rede é cheia de garrafas pet e sacos plásticos - e o peixe virou uma raridade. Geraldão: "Muitas vezes eu trago para casa dois peixes e cem quilos de lixo plástico. Eu tenho pena dos meus netos. Estes políticos estão acabando com o pescador."

"Não tem peixe, não tem camarão!", explica a situação desastrosa da Baía de Guanabara o pescador Ronaldo Moreno do Fórum dos Pescadores e Amigos do Mar. "A Petrobras se apropriou da baía. A gente vai colocar rede perto da ilha da Petrobras e toma tiro."O governo investe na Olimpíada, mas para os pescadores da baía não tem dinheiro.

Até hoje a maioria das famílias de pescadores que sofreram por causa do grande derramamento de óleo da Petrobras em 18 de janeiro de 2000, ainda não foram indenizados. "É injusto que alguns pescadores recebam indenização como eu. Mas a maioria dos pescadores ainda não foram indenizados. Tem mais de 20 mil", disse o pescador Alex Sandro Santos da Associação dos Pescadores Livres de Tubiacanga.

Além da poluição diária da indústria de pretróleo e do esgoto não tratado da cidade maravilhosa, os participantes da barqueata denunciam uma "iniciativa pioneira" apoiada pela Petrobrás e pelo Banco Bradesco: a Gás Verde, empresa controlada pela Novo Gramacho Energia Ambiental em Duque de Caxias.

A usina Gás Verde, inaugurada em 2009, no Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, recupera e purifica o gás metano que o aterro de Gramacho está produzindo sem parar diariamente à base da decomposição e pressão das milhares de toneladas de lixo. Segundo a Comlurb, o gás purificado - chamado no Brasil de biogas - é vendido à Petrobras, para ser usado como gás de processo na Refinaria Duque de Caxias, 70 milhões de metros cúbicos por ano. Além disso, o projeto da Novo Gramacho está recebendo apoio de créditos de carbono com aprovação da ONU porque "atende" todos os requisitos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), previsto no Protocolo de Quioto.

Mas a realidade pode ser uma outra!

Porque a concessionária Novo Gramacho também é responsável para tratar e cuidar os rejeitos líquidos do processo e especialmente do chorume - um líquido altamente tóxico que o aterro também está produzindo diariamente por causa da decomposição do lixo. Mas segundo os pescadores da região, o tratamento necessário não está sendo feito.

"Hoje tem pescador que passa fome! Isso revolta, porque a Gás Verde ganhou esta concessão (da Comlurb) desde 2007, ela lucra com o gás e tinha obrigação na concessão de tratar o destino final do chorumeAo invésde tratar, ela lucra com gás e simplesmente está devastando a região de pesca", reclama o pescador David da Colônia de Pescadores de Duque de Caxias.

Em fevereiro deste ano, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) multou em R$ 6,6 milhões a empresa Gás Verde por vazamentos de chorume com substâncias tóxicas  na Baía de Guanabara e no Rio Sarapuí. Pelo menos seis vazamentos foram registrados. “Há um canal para conduzir o chorume tratado e, na verdade, o chorume está sendo direcionado bruto para esse braço morto do Rio Sarapuí, alcançando a Baía de Guanabara”, explicou Elaine Noce, coordenadora-geral de Fiscalização do Inea numa reportagem do O Globo.

Diversidade perdida!

chorume de Gramacho e outros poluentes tóxicos afetam diretamente também a biodiversidade. A nossa refeição tradicional é cada vez menos variável. "Alguns anos atrás a gente tinha 12 espécies de pescada aqui. Hoje nós temos duas, porque o peixe não aguenta", disse o pescador Gilciney Lopes, Presidente da Colônia de Pescadores de Duque de Caxias.

"Nós queremos uma Baía viva. Uma Baía para pesca e lazer: Nós não admitimos entregar a Baía para a indústria do petróleo", resume o Fundador do Movimento Baía Viva Sergio Ricardo de Lima. "A Baía não pode ser um estacionamento de navios e de oleoduto." É uma luta de Davi contra Golias.


Veja também o video Davi contra Golias: https://vimeo.com/173565356




Os Homens e Mulheres que Salvam o Mundo, por Norbert ...

www.ecodebate.com.br/.../os-homens-e-mulheres-que-salvam-o-mundo-...
4 dias atrás - caption id=attachment_61652 align=alignnone width=569] Foto: Norbert Suchanek[/caption] [EcoDebate] Estes homens e.
A armadilha do PET, artigo de Norbert Suchanek - EcoDebate
www.ecodebate.com.br/.../a-armadilha-do-pet-artigo-de-norbert-suchane...
7 de jan de 2014 - Norbert Suchanek, Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, ... neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br.

A armadilha do PET 2 - EcoDebate

www.ecodebate.com.br/.../a-armadilha-do-pet-2-garrafas-pet-nao-sao-ap...
10 de mar de 2014 - Norbert Suchanek, Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, ... neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br.

Quando a Caatinga vira mina de Urânio, artigo de Norbert ...

www.ecodebate.com.br/.../quando-a-caatinga-vira-mina-de-uranio-artigo...
1 de dez de 2014 - Norbert Suchanek, Correspondente e Jornalista de Ciência e Ecologia, ... neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br.

Mineração de Urânio precisa ser proibida, artigo de Norbert ...

www.ecodebate.com.br/.../mineracao-de-uranio-precisa-ser-proibida-arti...
26 de ago de 2010 - Foto: Mina de Urânio em Namíbia, foto do filme Uranium Thirst deNorbert Suchanek e Márcia Gomes de Oliveira [EcoDebate] A organização ...

A culpa não é da chuva, artigo de Norbert Suchanek ...

racismoambiental.net.br/.../a-culpa-nao-e-da-chuva-artigo-de-norbert-su...
9 de jan de 2012 - Norbert Suchanek, Correspondente e Jornalista de Ciência e ... http://www.ecodebate.com.br/2012/01/09/a-culpa-nao-e-da-chuva-artigo-de- ...

'Esgoto' Nuclear na Costa Verde – O mito da energia limpa ...

racismoambiental.net.br/.../‘esgoto’-nuclear-na-costa-verde-–-o-mito-da-...
12 de nov de 2010 - Norbert Suchanek, Correspondente e Jornalista de Ciência e ... http://www.ecodebate.com.br/2010/11/12/esgoto-nuclear-na-costa-verde-o- ...


Efeitos (desconhecidos) da mineração de urânio, artigo de ...

remabrasil.org:8080/.../efeitos-desconhecidos-da-mineracao-de-uranio-ar...
11 de dez de 2008 - http://www.ecodebate.com.br/index.php/2008/12/11/efeitos- ... -de-uranio-artigo-de-marcia-gomes-de-oliveira-suchanek-e-norbert-suchanek/.

Transparência Nuclear: Mineração de Urânio precisa ser ...

transparencianuclear.blogspot.com/.../mineracao-de-uranio-precisa-ser.ht...
9 de ago de 2010 - de Norbert Suchanek e Márcia Gomes de Oliveira ... Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2010/08/26/mineracao-de-uranio-precisa-ser- ...

Notícia - Tremembé pedem demarcação. Entrevista com a ...

https://www.salveaselva.org/.../tremembe-pedem-demarcacao-entrevista-...
3 de abr de 2009 - http://www.ecodebate.com.br/2009/04/03/tremembe-pedem- .... (Socióloga e Professora) e edição de Norbert Suchanek (Jornalista de Ciência ...

Der Fall TKCSA. Das ThyssenKrupp-Stahlwerk in Rio de ...

www.fdcl.org/.../der-fall-tkcsa-das-thyssenkrupp-sta...
Traduzir esta página
6 de fev de 2014 - Interview von Norbert Suchanek mit Sérgio Ricardo. in: Neues ...www.ecodebate.com.br/index.php/2008/07/09/thyssenkrupp-vale-contra-o- ...

_____________________________________________________________________________


Denúncia: Empresa YPIÓCA segue retirando água em área ...

www.ecodebate.com.br/.../denuncia-empresa-ypioca-segue-retirando-ag...
16 de dez de 2010 - O meu primeiro texto sobre a Ypioca e a Lagoa da Encantada foi publicado num website com notícias do ... Norbert Suchanek, Rio de Janeiro.

Ypióca tenta intimidar para calar movimentos sociais

prod.midiaindependente.org/pt/red/2007/08/390354.shtml
9 de ago de 2007 - A empresa Ypióca Agroindustrial interpelou judicialmente o .... Somos todos e todas Jeovah Meireles, Nobert Suchanek e Daniel Fonsêca.

Ypióca tenta intimidar para calar movimentos sociais - De ...

ti.socioambiental.org/noticia/48828
1 de jul de 2007 - Ypióca Agroindustrial, após perder a certificação de Selo Orgânico, interpela ... divulgada num site alemão, pelo jornalista Nobert Suchanek.

Ypióca perde certificação de Selo Orgânico e reprime ...

www.sintrafesc.org.br/pag/view_noticia.php?id=9701
4 de jan de 2007 - A empresa Ypióca Agroindustrial Ltda., referência internacional na ... Acontece que o jornalista alemão Nobert Suchanek, conhecedor da ...

Leia mais - Chico Alencar

www.chicoalencar.com.br/chico2004/.../2007/mocaorepudio09082007.pdf
29 de jul de 2007 - empreendida pelo grupo YPIÓCA e às medidas judiciais ... de Andrade Meireles e aos jornalistas Nobert Suchanek e Daniel Fonseca e.

A história de luta de um brasileiro digno | - Fase

fase.org.br/pt/informe-se/.../a-historia-de-luta-de-um-brasileiro-digno/
15 de ago de 2007 - A Ypióca contratou advogado, que em junho deu entrada em .... Somos todos e todas Jeovah Meireles, Nobert Suchanek e Daniel Fonsêca”.

DIÁRIO LIBERDADE

http://www.diarioliberdade.org/

Os Homens e Mulheres que Salvam o Mundo

www.diarioliberdade.org › Opiniom › Opiniom propia
2 dias atrás - Os Homens e Mulheres que Salvam o Mundo. Norbert Suchanek - Publicado em Quarta, 16 Setembro 2015 16:15. Estes homens e mulheres salvam o mundo a ...

2014: As dez matérias mais visitadas no Diário Liberdade

www.diarioliberdade.org › Mundo › Reportagens
26 de dez de 2014 - A matéria mais lida no Diário Liberdade neste ano 2014 é esta do autor brasileiro Norbert Suchanek, contando ainda dúzias de comentários e ...

A armadilha do PET - Diário Liberdade

www.diarioliberdade.org › Opiniom
Norbert Suchanek. Clica na imagem para ver o ... Norbert Suchanek - Publicado em Quinta, 23 Janeiro 2014 12:22 .... Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org.

Aqui Morava Uma Árvore - Diário Liberdade

www.diarioliberdade.org › Opiniom › Opiniom propia
Norbert Suchanek. Clica na imagem para ver o ... Norbert Suchanek - Publicado em Sábado, 15 Agosto 2015 04:05 ... Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org.

Brasil: um País Transgênico (PT) - Diário Liberdade

www.diarioliberdade.org › Entrevistas › Batalha de ideias
6 de jul de 2015 - Norbert Suchanek. Clica na ... Norbert Suchanek - Publicado em Segunda, 06 Julho 2015 02:50 ... Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org.

Norbert Suchanek entrevista António Eloy, do Festival de ...

www.diarioliberdade.org › Portugal › Consumo e meio natural
3 de nov de 2011 - Norbert Suchanek: Extistem usinas nucleares em Portugal? ... Última hora Diario Liberdade ... Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org.

Separar para Dominar - Diário Liberdade

www.diarioliberdade.org › Opiniom › Opiniom propia
Norbert Suchanek. Clica na imagem para ver ... Norbert Suchanek - Publicado em Terça, 18 Setembro 2012 00:05 ... Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org.

[Fotos] Marcha em Copacabana: "não é apenas de ...

www.diarioliberdade.org › Artigos em destaque › Galiza › Saúde
15 de mar de 2015 - Brasil - Diário Liberdade - [Cid Benjamin] Alguns comentários sobre a ... Foto de Norbert Suchanek para o Diário Liberdade - manifestação que ocorreu no Rio de Janeiro. 1. .... Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org.
__________________________________________________________________________________

O Inverso do Contraditório: Violenta invasão policial acaba ...

inversocontraditorio.blogspot.com/.../violenta-invasao-policial-acaba-com....
22 de mar de 2013 - Graças ao contributo de Norbert Suchanek podemos oferecer essa galeria de fotos da resistência indígena contra a abafante superioridade ...


Entrevista com Damacio A. López, especialista em urânio ...

antonioribeironoticias.blogspot.com/.../entrevista-com-damacio-lopez.ht...
26 de ago de 2011 - Diário Liberdade - Entrevista realizada por Norbert Suchanek e Marcia Gomes de Oliveira, do Rio de Janeiro. Urânio empobrecido: uma ...

Entrevista com Damacio A. López, especialista em urânio ...

gilsonsampaio.blogspot.com/2011/08/entrevista-com-damacio-lopez.html
24 de ago de 2011 - Diário Liberdade - Entrevista realizada por Norbert Suchanek e Marcia Gomes de Oliveira, do Rio de Janeiro. Urânio empobrecido: uma ...